🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: https://sard.ink/445VzbU
Nova política de dividendos da Petrobras (PETR4): como fica? Depois da divulgação da nova política de dividendos da Petrobras, as ações da empresa dispararam, mas existe um pequeno detalhe que alguns estão ignorando. No vídeo de hoje, vou te explicar o que é a política de remuneração dos acionistas da Petrobras e o que muda com as novas regras.
Será que podemos esperar o pior? O que vai acontecer com os dividendos da Petrobras daqui pra frente? Vem comigo que eu vou te explicar tudo que você precisa saber. A começar pela atual política de dividendos e JCP da estatal.
*Como a Petrobras distribui dividendos?*
Antes de definir as novas regras, a Petrobras pagava dividendos a cada trimestre, no valor mínimo de 25% do lucro líquido ajustado. Quando o endividamento bruto era inferior a US$ 60 bilhões, o valor dos dividendos considerava o mínimo de 60% do Fluxo de Caixa Livre (FCF) – que é o Fluxo de Caixa das Operações (FCO) menos os investimentos (Capex).
Além disso, a Petrobras já previa o pagamento de dividendos extraordinários. Mas, agora, algumas coisas mudam com as novas regras de distribuição de proventos da estatal.
*Nova política de dividendos da Petrobras*
A nova política de remuneração dos acionistas da Petrobras manteve a distribuição trimestral dos proventos e o pagamento mínimo de 25% do lucro líquido. Ou seja, a estatal vai continuar pagando dividendos aos acionistas de PETR3 e PETR4 a cada 3 meses. Mas mudou o percentual do Fluxo de Caixa Livre a ser distribuído.
O valor não vai ser mais de 60%, mas de 45% do FCF. E as referências relacionadas à dívida bruta também mudam, com o nível máximo de endividamento sendo definido a cada novo plano estratégico da empresa. A nova política de dividendos também prevê a recompra de ações da Petrobras como forma de garantir uma remuneração adicional aos acionistas.
*Vale a pena investir na Petrobras?*
Na prática, as novas regras vieram melhor que o esperado e vão manter uma certa previsibilidade no pagamento de dividendos da Petrobras. Por isso, as ações subiram na Bolsa depois do comunicado.
O grande problema da Petrobras, no entanto, não está necessariamente numa eventual redução do pagamento de dividendos. Mas, sim, no fato de ser uma empresa “refém” do ciclo das commodities e, pior ainda, controlada pelo governo. Por isso, investir na Petrobras só deve ser considerado se você colocar todos estes fatores na ponta do lápis.
E você, acha que vale a pena? Gostou da nova política de dividendos da Petrobras? Conta aqui nos comentários. Aproveite e já se inscreva no canal e deixe seu like, pra gente entender que está nadando no rumo certo 🐟🐟🐟
=======================================
RECOMENDADOS PARA INICIANTES
👑 Como montar a sua carteira de investimentos COMO CRIAR UMA CA…
💰 4 formas de ganhar dinheiro do seu banco 4 FORMAS DE GANHA…
🤯 As 8 maiores burrices da CLASSE MÉDIA As 8 maiores BURR…
💣 4 razões pelas quais você NUNCA deveria fazer um consórcio 💣 4 razões pelas …
VÍDEOS ÚTEIS
⚠️Como aprender a investir sem fazer curso? COMO APRENDER A I…
💸 Como os ricos realmente ficaram ricos? O que não te contam Como os ricos fic…
💰 O clássico problema da RENDA MENSAL https://youtu.be/G4ddGHcKjFI
💣 A SELIC vai cair I O que fazer agora? https://youtu.be/G_Qgr7mIfq4
=======================================
📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena
🌎 Nosso grupo fechado no Telegram: https://t.me/investidorsardinha
💸 AUVP Investimentos: https://plataforma.auvp.com.br/
00:00 Introdução
01:46 Petrobras paga dividendos trimestralmente?
02:00 Nova política de dividendos da Petrobras
04:42 Minha opinião sobre PETR4
07:27 Não invista pensando apenas nos dividendos
09:12 Você pergunta e eu respondo