🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: https://sard.ink/AUVP
Você conhece o rendimento automático do CDB do Picpay que paga 102% do CDI? Muita gente ficou empolgada com a ideia e passou a deixar o dinheiro parado lá. Mas agora, o Picpay mudou as regras do CDB. Afinal, o que houve com o CDB do Picpay? Parou de render 102% do CDI e os clientes ficaram a ver navios?
Primeiramente, quem acompanha nosso canal sabe que eu sou um crítico dessas promoções dos bancos, corretoras e plataformas digitais que “garantem” ganhos muito acima do CDB. Na maioria das vezes, essa é apenas uma forma de atrair os clientes, oferecendo uma rentabilidade que não se sustenta no longo prazo.
Quanto paga o CDB do Picpay?
O CDB do Picpay paga, de fato, 102% do CDI. E o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), por sua vez, é um indicador usado pelos bancos para fazer as negociações diárias entre as instituições. Isso porque, no Brasil, os bancos são obrigados a fechar o caixa diário no “azul”.
Então, eles fazem as operações entre si, diariamente, para ajustar o caixa e encerrar o dia com saldo positivo.
E quanto rende o CDI? Na prática, o CDI rende o mesmo que a taxa básica de juros (Taxa Selic), com um leve “desconto” de 0,10 ponto percentual.
Como a Selic está em 13,75% ao ano, o CDI rende 13,65%. Logo, o CDB 102% do CDI do Picpay assegura um pagamento diário de 13,92% a.a. pra quem deixa o dinheiro lá. Mas, será que é realmente isso?
Picpay muda as regras do CDB 102% do CDI
Quando lançou a promoção CDB 102% do CDI, o Picpay afirmava que o cliente poderia tirar o dinheiro da conta, com os rendimentos, na hora que bem entendesse. Agora, contudo, as regras mudaram.
De acordo com as novas normas, o cliente só vai ter direito ao rendimento diário de 102% do CDI depois de deixar o dinheiro parado por, pelo menos, 30 dias.
Assim, quem sacar o dinheiro antes não vai ter nem um real de rentabilidade. Dessa forma, a empresa acaba forçando o cliente a deixar o dinheiro na conta por mais tempo. E isso pode fazer muita gente perder rentabilidade, ainda que pequena, nesse curto período de tempo.
Onde o seu dinheiro rende diariamente?
A mudança nas regras do CDB do Picpay é mais um exemplo de como os bancos e instituições financeiras lançam promoções para fisgar o cliente. Depois de captar o dinheiro, essas empresas acabam deixando o cliente na mão.
Por essas e outras, acreditar em promoções mirabolantes é pura ilusão. A maneira mais segura de fazer o seu dinheiro render todos os dias, de fato, é investindo no Tesouro Selic.
Nessa modalidade, você vai ter a rentabilidade da Taxa Selic (praticamente 100% do CDI) e – muito importante – com liquidez diária. Ou seja, você pode sacar o dinheiro no mesmo dia, caso precise.
O Tesouro Selic, portanto, é uma ótima alternativa para quem está construindo uma reserva de emergência.
No fim das contas, trata-se de fazer o arroz com feijão, sem entrar em modinha de internet e, portanto, sem cair no conto do vigário.
E você, tem dinheiro parado na conta do Picpay? Acha que vale a pena “investir” via banco digital? Conta aqui nos comentários. Aproveite e já se inscreva no canal e deixe seu like, pra gente entender que está nadando no rumo certo 🐟🐟🐟
📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena
🌎 Nosso grupo fechado no Telegram: https://t.me/investidorsardinha
Educação financeira é sim para todos e o Raul Sena vai te provar isso!
Tá querendo anunciar comigo? O email é esse:
[email protected]
00:00 Introdução
01:44 O que mudou no CDB do PicPay?
05:17 Onde colocar sua reserva de emergência?
06:55 Como aumentar sua rentabilidade
08:06 Vou criar um curso para declaração de IR
08:34 Vender passivos e compre ativos
09:36 Por que invisto em FIIs de shopping?
11:23 Quanto ganhei de dividendos em dezembro
13:44 Aprenda a investir na Bolsa de Valores