🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: https://sard.ink/AUVP
Não há dúvida de que os Fundos Imobiliários representam uma importante fonte de renda para os investidores. Mas, existem alguns cuidados necessários na hora de escolher um FII. Hoje, vamos falar sobre as 4 principais desvantagens dos Fundos Imobiliários. Afinal, o que pode dar errado com os FIIs? Quais os problemas dos Fundos Imobiliários que você deve evitar?
O que são Fundos Imobiliários?
Primeiramente, é preciso entender o que são e como os FIIs podem incrementar sua carteira de investimentos. Os Fundos Imobiliários são como um tipo de condomínio de investidores, que se unem para investir em imóveis ou ativos relacionados ao setor imobiliário. Em troca, cada cotista (investidor) recebe, mensalmente, uma parte dos lucros daquele fundo.
Problemas dos Fundos Imobiliários
Como nem tudo são flores, existem alguns cuidados que você deve ter na hora de escolher um Fundo Imobiliário. Para te ajudar, vamos citar 4 desvantagens dos FIIs que podem fazer seu investimento dar errado e, com isso, você acabar perdendo dinheiro. Afinal, conhecendo os riscos dos Fundos Imobiliários, você se prepara melhor e suas chances de sucesso se tornam muito maiores.
1. Vacância
Uma das maiores desvantagens dos Fundos Imobiliários é a possibilidade de vacância dos imóveis. Ou seja, os imóveis podem ficar desocupados, por um período, e, com isso, prejudicar o pagamento dos dividendos mensais. Além de reduzir o faturamento, a vacância resulta no aumento de despesas e, consequentemente, na diminuição da margem de lucro do FII.
Dessa forma, o investidor deve observar se, historicamente, aquele fundo tem uma taxa de vacância muito alta. Se tiver acima de 10%, o investidor já deve acender o sinal de alerta. Outra forma de se blindar da vacância é evitar fundos que tenham um único imóvel. Quando mais diversificada for a carteira do fundo, mais segura ele será.
2. Inadimplência dos inquilinos
Outro fator de atenção na hora de comprar um Fundo Imobiliário é a taxa de inadimplência dos dos inquilinos. Nos imóveis físicos, pode acontecer da empresa locatária entrar em crise financeira e não conseguir pagar o aluguel. Como resultado, o fundo vai acabar pagando um dividendo menor pros investidores.
3 – Descontrole emocional
Os Fundos Imobiliários são ativos de renda variável negociados na Bolsa de Valores. Isso significa que o valor das cotas é determinado pelas negociações feitas, diariamente, pelos investidores. Assim, as cotas podem sofrer oscilações muito fortes em determinados períodos. E são justamente estes os momentos em que o investidor mais precisa ter a cabeça no lugar.
O que acontece, com frequência, é que muita gente não suporta ver uma queda forte na cotação do fundo e acaba vendendo suas cotas, na baixa. Muitas vezes, trata-se apenas de um movimento comum do mercado, mas que não compromete, em nada, a qualidade ou a rentabilidade do Fundo Imobiliário. Então, cuidado para não deixar o descontrole emocional prejudicar seu investimento!
4 – Insegurança jurídica
Um dos maiores problemas do Brasil é a insegurança jurídica. E isso, infelizmente, também afeta os Fundos Imobiliários. A gente nunca sabe o que se passa na cabeça dos políticos e, vez ou outra, surgem iniciativas e projetos de lei que mudam, da noite para o dia, as regras do jogo.
Como minimizar os riscos dos Fundos Imobiliários?
Para ajudar os investidores na tomada de decisão, o Investidor Sardinha desenvolveu uma ferramenta que reduz os riscos e mostra o percentual correto que cada Fundo Imobiliário deve ter na sua carteira.
O “Diagrama do Cerrado” está disponível para os alunos da nossa plataforma de investimentos, a AUVP (A Única Verdade Possível). Para quem não é aluno, contudo, eu explico no vídeo como aplicar o método e ter uma carteira de Fundos Imobiliários muito mais segura, seguindo um critério de diversificação por risco.
E você, tem Fundos Imobiliários na carteira? Já conhecia as 4 desvantagens dos FIIs? Conta aqui nos comentários. Aproveite e já se inscreva no canal e deixe seu like, pra gente entender que está nadando no rumo certo 🐟🐟🐟
📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena
🌎 Nosso grupo fechado no Telegram: https://t.me/investidorsardinha
Educação financeira é sim para todos e o Raul Sena vai te provar isso!
Tá querendo anunciar comigo? O email é esse:
[email protected]
00:00 Introdução
01:02 Como funciona um Fundo Imobiliário?
03:21 Taxa de Vacância dos FIIs
05:38 Inadimplência nos Fundos Imobiliários
10:21 Insegurança jurídica
12:09 Como diversificar uma carteira de FIIs
21:47 Aprenda a investir na Bolsa de Valores
22:52 IR sobre os investimentos
24:58 Vale a pena investir no Tesouro Renda+?
26:22 Tesouro Renda+ é melhor que IPCA+?