🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: https://sard.ink/3wZNJ4B
A inflação atingiu níveis recordes em vários países, em 2022, e ainda assola diversas economias mundo afora. Mas, e no Brasil? O que esperar da inflação para 2023? Será que teremos um ano mais calmo ou os preços vão continuar a subir?
A verdade é que tivemos um ano muito atípico, em 2022, com os preços em disparada, principalmente, por causa da guerra na Ucrânia e do fechamento da China como medida de enfrentamento à segunda onda de Covid-19. Isso afetou toda a economia global e fez a inflação disparar no mundo todo.
Como está a inflação no Brasil?
A verdade é que boa parte do mundo demorou demais a adotar medidas para conter a inflação. Os países mais ricos, sobretudo, foram muito apáticos para subir os juros, mesmo quando os índices de preços ao consumidor começaram a bater recorde atrás de recorde.
O Brasil, por outro lado, saiu na frente e começou a subir os juros ainda em 2021. Com isso, ao passo que Estados Unidos e grande parte da Europa, por exemplo, sofriam com a alta desenfreada de preços, o Brasil já estava com a inflação sob controle.
Consequentemente, a gente conseguiu a façanha de fechar o ano de 2022 com o IPCA em 5,79%. Ou seja, a inflação do Brasil foi bem menor que a dos Estados Unidos e a da maioria dos países europeus.
Teremos mais inflação em 2023?
Ainda não sabemos, ao certo, como vai ser a política fiscal e monetária do Brasil com o novo governo. E como isto vai afetar os preços na nossa economia. O que temos, de fato, são diversas falas opostas do Executivo.
De um lado, o presidente Lula tem assumido um discurso contrário a um controle fiscal rigoroso. De outro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vem colocando panos quentes e defendendo algum nível de responsabilidade fiscal.
Apesar disso, mesmo antes de assumir, o novo governo conseguiu emplacar, no Congresso Nacional, a lei que alterou o teto de gastos. Ocorre que, na prática, o governo gastar mais e distribuir mais dinheiro via programas sociais significa mais pressão sobre os preços. Ou seja, podemos ter mais inflação pela frente.
Por isso mesmo, o mercado financeiro e o Banco Central projetam que os juros (taxa Selic) vão continuar altos durante um período maior que o esperado.
Inflação no Brasil e no mundo
Diante de todo esse cenário de maior gasto público e possível descontrole fiscal, o Brasil se colocou na contramão do resto do mundo. Hoje, vários países da América do Norte, da Europa e da Asia acenam o fim do ciclo de alta dos juros devido a uma inflação menos agressiva nos últimos meses. Por aqui, no entanto, pode ser que tenhamos de esperar um pouco mais.
E você, acha que a inflação vai continuar subindo no Brasil? Conta aqui nos comentários. Aproveite e já se inscreva no canal e deixe seu like, pra gente entender que está nadando no rumo certo 🐟🐟🐟
📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena
🌎 Nosso grupo fechado no Telegram: https://t.me/investidorsardinha
Educação financeira é sim para todos e o Raul Sena vai te provar isso!
Tá querendo anunciar comigo? O email é esse:
[email protected]