RENDA PASSIVA | 5 AÇÕES BARATAS de EMPRESAS PAGADORAS de DIVIDENDOS para INVESTIR com POUCO DINHEIRO

RENDA PASSIVA | 5 AÇÕES de EMPRESAS PAGADORAS de DIVIDENDOS para INVESTIR com POUCO DINHEIRO

00:00 – 5 ações pagadoras de dividendos
02:30 – Ações para Julho – Dividendos
03:28 – Auren – AURE3
08:14 – Grupo CCR – CCRO3
12:24 – Itaúsa – ITSA4
14:32 – Taesa – TAEE11
16:14 – Comunidade Evolução
17:04 – Vivo – VIVT3
19:35 – Montando uma carteira de dividendos
20:35 – Vale a pena investir com pouco dinheiro?

Bem-vindos ao canal Economista Sincero.
#ibovespa #ibov #investimentos

Uma curiosidade que muitos tem é a diferença entre Dividendos e JCP

Dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) são duas formas distintas de uma empresa distribuir lucros aos seus acionistas, mas possuem características e implicações fiscais diferentes. Ambos são pagamentos feitos aos acionistas com base na quantidade de ações que eles possuem.

1. Dividendos: São uma distribuição de uma parte dos lucros da empresa para os acionistas. O valor é proporcional ao número de ações detidas. As empresas não têm obrigação de pagar dividendos, e a decisão é tomada pelo conselho de administração. No Brasil, as empresas são obrigadas por lei a distribuir no mínimo 25% dos lucros líquidos em forma de dividendos, mas isso pode variar dependendo do estatuto social de cada empresa. Do ponto de vista fiscal, os dividendos são isentos de imposto de renda para o investidor pessoa física.

2. Juros sobre Capital Próprio (JCP): Esta é uma maneira alternativa de distribuição de lucros onde a empresa, em vez de pagar dividendos, paga juros sobre o capital próprio dos acionistas. A grande diferença aqui é que o JCP é tratado como uma despesa operacional para a empresa e, portanto, reduz a base de cálculo do imposto de renda da empresa. Por outro lado, o recebimento de JCP pelo investidor pessoa física é tributado na fonte a uma alíquota de 15%.

Essas duas estratégias são muitas vezes usadas em conjunto para maximizar o retorno para os acionistas, enquanto minimizam a carga fiscal para a empresa. A decisão de usar uma ou ambas depende da situação financeira da empresa, da legislação fiscal em vigor e de uma série de outros fatores.

A grande dica é que você estude sempre, e nunca tenha coragem demais, esteja atento, cuidado para não cair em armadilhas financeiras. Aprenda primeiro onde investir, como investir e somente depois pense em ganhar dinheiro.

Lembrando que nossos vídeos não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, são apenas as minhas opiniões sobre diversos temas.

Nosso intuito é ser um canal que traga educação financeira de qualidade incluindo economia, política, finanças, investimentos inteligentes, bolsa de valores, e fundos imobiliários.

You May Also Like